Blog do Prof Nescau

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Benefícios da Batata Doce - Por Dra Dayse Caldeira

Benefícios da Batata Doce - By @DRADAYSECALDEIRA

A batata doce já é velha conhecida dos meus friends da maromba, porém não só os praticantes de musculação que podem consumi-las.
São inúmeros os BENEFÍCIOS para a saúde de quem a consome que podemos chamá-la, seguramente, de a "RAINHA" DOS CARBOIDRATOS!

 Fonte de carotenóides : são compostos bioativos atuantes na PREVENÇÃO  de doenças crônicas não transmissíveis (câncer, diabetes, doenças cardiovasculares).

Atua como ANTIOXIDANTE.
Rica em Vitamina A: é  rica em beta-caroteno: a deficiência prolongada de Vit A pode causar uma grave doença carencial, a hipovitaminose A, que pode, por sua vez, acarretar xeroftalmia e cegueira.

Contém alto teor de fibra: aumenta a velocidade do trânsito intestinal, sequestra e aumenta excreção de substâncias tóxicas, aumenta excreção de ácidos biliares e estrógenos, alivia a constipação, melhora qualidade da microbiota intestinal e diminui incidência do câncer de cólon. Consumi-la preferencialmente COM A CASCA!

 Baixo índice glicêmico: alimentos com BAIXO IG apresentam substratos de lenta digestão e não digeríveis, promovendo lenta e gradual resposta glicêmica. Assim, além de oferecerem substratos para a fermentação pela flora colônica, também promovem SENSAÇÃO DE SACIEDADE e PLENITUDE GÁSTRICA  podendo contribuir para o controle do peso.

O índice glicêmico e a carga glicêmica podem variar, de acordo com o tipo de batata doce, de baixo a médio.

A  batata doce - Ipomoea batatas (Austrália) - possui ( segundo a Tabela Internacional de Índice Glicêmico e Carga Glicêmica ) IG = 44 e CG= 11 e 25 g de carboidratos numa porção de 150 g.

✔️É  importante tb o seu modo de preparo. Assada no forno  tem sua carga glicêmica aumentada.
✔️Lembrando que devemos consumi-la de acordo com nossas necessidades diárias, ok?!?!?

#Repost @dradaysecaldeira

Nenhum comentário: