Blog do Prof Nescau

sábado, 11 de agosto de 2012

Tá cansadinho?! - Aumente a sua resistência


Por Débora Mocelin - Nutricionista GF Assessoria Esportiva


A resistência, também conhecida como Endurance pelos atletas, é a situação que o seu corpo é submetido a uma condição de esforço intenso e você precisa manter a resistência física por tempo prolongado. Esta habilidade interfere diretamente na intensidade (velocidade, força, carga e explosão), na eficiência técnica, na adaptação do músculo ao movimento e no estado psicológico geral, que atribui forte motivação para persistir no esforço.



Para ajustar esta capacidade do organismo de resistir a limites cada vez mais exigentes de atividade física, o fator-chave é a combinação entre a fisiologia perfeita e o consumo de fluidos, nutrientes e suplementos. Isto significa que, quanto mais preparado estiver o atleta para captar, transportar e absorver o oxigênio e nutrientes para cada célula do corpo em movimento e, ao mesmo tempo, seus músculos estiverem fortes pelo abastecimento protéico e de glicogênio, com habilidade para rápida recuperação (o que é muito importante em esportes como o triatlon), mais preparado estará o atleta para o endurance.
Durante atividades físicas longas, principalmente maratonas e corrida de aventura, o atleta deve estar muito atento a reposição hídrica.



O acúmulo de calor durante o exercício pode elevar a temperatura corporal a índices elevados, e uma das maneiras de perder calor é a sudorese. Entretanto, para que esse mecanismo não resulte em conseqüências negativas, é preciso repor as perdas induzidas por esse processo, seja de água, micronutrientes e carboidrato.  Além de melhorar a performance previne os episódios de cãibras e fadiga.

Fatores importantes para aumento da resistência/ endurance:

Fornecimento de energia: Carboidratos simples e complexos atuam na liberação gradual durante e após o exercício, reduzindo a sensação de fadiga. Com o estímulo da insulina, o carboidrato transforma-se em glicogênio para repor as perdas musculares.

Eletrólitos: Permitem hidratar mais rapidamente as células.

Recuperação muscular: Whey protein e BCAA’s condicionam o músculo para grandes esforços.



Proteção anticatabólica: A Glutamina peptídeo aumenta a imunidade e protege contra o catabolismo.

Oxigenação e energia: Extratos concentrados naturais de Açaí, acerola e guaraná  potencializam a habilidade em suportar grandes esforços aeróbios como a natação, atletismo e o triatlhon.

Proteção antioxidante: Reduz a formação de radicais livres produzidos durante a atividade física, evitando que causem danos às células musculares. O selênio associado à vitamina C, atua na prevenção do estresse oxidativo, garantindo disposição para treinos intensos e regulares.

Formação de ATP: A Ribose pode estimular a produção de ATP de forma imediata e dessa forma, permitir que os músculos continuem a trabalhar de forma otimizada.

Nenhum comentário: