Blog do Prof Nescau

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Quanto mais longe, melhor!


Por William Meirelles - Professor GF Corrida

As ultramaratonas estão em alta. A cada dia surge uma nova prova de tirar o fôlego. Encara o desafio? Se você já corre maratonas, é um forte candidato ao time.

Provas com mais de 48 km são consideradas ultramaratonas e podem chegar a mais de 240 km de distância. A maioria dos praticantes prefere ficar nas distâncias intermediárias, entre 50 e 80 km.
Especialistas afirmam que correr 80 km não é dobro de trabalho da maratona e nem é preciso treinar em dobro. O objetivo é ensinar o seu corpo a suportar as longas distâncias e fazê-lo recuperar-se o suficiente para isso. O ideal é manter uma corrida longa por semana e, quanto mais longa ela for, mais o corpo precisará de descanso.



Para se ter uma ideia de como é o treinamento para uma ultramaratona de 80 km, deve-se fazer o treino de força na musculação, combinado com alongamentos, e somente correr de 80 km a 90 km semanais. Corredores profissionais nunca fazem 80 km em um único dia. Ah, claro! Uma preparação psicológica também é imprescindível.
A recuperação tem que ser suficiente. As grandes distâncias são extenuantes e é importante programar o descanso no dia seguinte. Saiba parar. 



Algumas provas são famosas no Brasil. Uma delas é a Volta à ilha de Florianópolis, em que duplas superam o percurso de 150 km. O Desafio Urubici, em Santa Catarina, também é bastante conhecido. Os participantes encaram 50 km de corrida em um clima nada fácil, com temperaturas de até - 5ºC!
Confira as datas das ultramaratonas que acontecem neste segundo semestre pelo Brasil.

8 e 9/09 - Ultradesafio Farroupilha 24h e Desafio Farroupilha 6h, Porto Alegre
4 a 13/10 - Jungle Marathon, 100 km e 240 km no Pará
20/10 - 75 km Bertioga/Maresias, solo e revezamento (SP)
24 e 25/11 - Ultramarathon 24h Campinas Run (SP)
8/12 - 2º Ultradesafio Ascom 80 km em Macaé (RJ)

O desafio é grande, portanto a orientação profissional é importante. Quem pretende encarar uma prova assim deve estar sempre acompanhado do professor em Educação Física para discussão da melhor forma de garantir sucesso no objetivo. 

Nenhum comentário: