Blog do Prof Nescau

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

GLUTAMINA


Por: Nutricionista Débora Mocelin CRN 1466
Especialista em Nutrição Esportiva (UGF-RJ)
Especialista em Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional (UNICSUL)
Consultório: (41)3024-1015 – 9904-1258

E-mail: debora.mocelin@gfassessoriaesportiva.com.br

A glutamina é o aminoácido mais abundante na forma livre no nosso tecido muscular. Ela é usada em grande parte pelo sistema muscular, mais também pelo sistema imunológico e digestório. É reconhecido por seu papel de combustível metabólico e como precursor protéico.

            Concentrações orgânicas reduzidas de glutamina têm sido encontradas durante o estresse catabólico, estando assim relacionadas à suscetibilidade a infecções. (1)
            Na síndrome de overtraining ocorre estresse físico e psicológico. Algumas hipóteses têm sido propostas como causas para a ativação dessa síndrome: Lesão, inflamação e liberação de citocinas, bem como baixa disponibilidade de glutamina durante o exercício (2), além da redução dos estoques muscular e hepático de glicogênio. A hipoglutaminemia ocorrente na síndrome de overtraining não constitui causa primária desta condição, portando pode representar um bom indicador de estresse catabólico.  (3,4)
        
 A glutamina atua como nutriente energético para as células imunológicas e promove um importante crescimento muscular e como outros aminoácidos desempenha um papel importante no metabolismo da proteína e na recuperação muscular.

            Ela também tem um papel muito importante em terapias nutricionais, pois, tem recebido atenção pelo fato de ser o aminoácido mais abundante do plasma, é considerado um nutriente essencial nos estados catabólicos, principalmente no pós operatório. A suplementação com glutamina tem provado ser benéfica para a função do sistema imunológico, melhora do balanço nitrogenado e reduz as perdas protéicas nos estados catabólicos graves.

           Com a suplementação de glutamina os praticantes de musculação estarão capacitados para evitar lesões no tecido muscular e promove o aumento do volume celular para obter condições necessárias para o crescimento do músculo.

Funções gerais:
- Função regulatória em processos fisiológicos
- Atuante na proliferação celular
- Precursora anabólica muscular
- Constituinte da massa protéica contrátil
- Melhora a função da barreira intestinal, reduzindo a translocação bacteriana, eliminando, assim, uma importante fonte de infecção.
- Substrato para a neoglicogênese.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  1. MATES, J.M.: PEREZ-GOMEZ, C., NUNES DE CASTRO, I. et al. Glutamine and its relationship whith intracellular redox status, oxidative stress and cell proiferation/death. Int. J. Biochem Cell Bio. 34 (5): 439-458,2002.
  2. ROGERO, M.M., MENDES, R.R.: TIRAPEGUI J. Aspectos neuroendócrinos e nutricionais  em atletas com overtraining. Arq. Brás. Endocrinol Metabol, 49 (3): 359-368,2005.
  3. CHWAHS, J. Regulation of the celular and physiological effects of glutamine. Mini Rev. Med Chem, 4 (8):833-8; 2004.
  4. KINGSBURY, K.J.; KAY, L. HJELM, M. Contrasting plasma free amino acid in elite athletes: association with fatigue and infection. Br. J. Sports Med,  32 (1): 35-32, 1998.
  5. BACURAU, REURY FRANK. Nutrição e Suplementação Esportiva, 2ª edição.
  6. YAQOOB, P.; CALDE, P.C. Os sistemas imune inflamatório. In: Gibney, M.J.  et al. Nutrição e metabolismo. Rio de Janeiro: Guanabara Koofan, 2007.
  7. GARCIA JUNIOR, J. R.; CURI, R. Glutamina e exercício. In Curi, R. Glutamina: Metablismo e aplicações clínicas e no esporte. 1 ed Rio de Janeiro: Sprint, 2000. p. 243-256.

Nenhum comentário: