Blog do Prof Nescau

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ei, Professor! Qual o melhor horário para treinar?

Por William Meirelles - Professor GF Corrida

O organismo humano apresenta alterações fisiológicas durante as horas do dia, mas não existem comprovações cientificas sobre qual melhor período dia para atividade física. O certo é ir para o treino, não importando o horário, do que não treinar.



Pela manhã os estudos indicam aumento dos níveis hormonais importante para o treinamento, como a testosterona, hormônio responsável pelo aumento muscular. De qualquer forma não essa condição do corpo apresenta pequenos efeitos
Para quem vai para atividade física pela manhã é importante não ir para ao treinamento ao acordar. Não vai prejudicar o sistema cardíaco com se pensava antigamente, mas é prudente despertar adequadamente para que o corpo prepare-se para a atividade.  
E não faça atividade física em jejum. Ficamos em torno de 6 a 8 horas sem nos alimentar as reservas energéticas estão diminuídas, para quem treina pela manhã é imprescindível realizar um desjejum para aumentar a glicemia. Banana amassada com mel ou bolo simples com leite de soja vai ajudar.
A atividade física noturna segue as mesmas regras do treinamento matinal. Vale ressaltar que o cortisol, hormônio relacionado a degradação de proteínas e não muito bom para  o treinamento, pode estar aumentado devido ao estresse do dia.



O grande problema da atividade física no horário da noite é que dependendo da hora do treino pode atrapalhar o momento do sono. O treinamento acelera o metabolismo, aumenta a freqüência cárdica e fazendo com que perca o momento normal de ir para cama e no treinamento o descanso é fundamental.
Como dito anteriormente não existe um horário ideal para atividade física. O importante respeitar seu relógio biológico, a sua disposição ao horário e sua rotina de vida (trabalho, refeições, lazer), mas nunca deixar de realizar sua atividade física. Exercite-se.

Nenhum comentário: