Blog do Prof Nescau

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A taurina te dá aaaasaaaas!


Por Débora Mocelin  - Nutricionista GF Assessoria Esportiva

A taurina, é um componente final do metabolismo dos aminoácidos metionina e cisteína. Sua principal função está relacionada com a formação de ácidos biliares com maior capacidade de emulsificar as gorduras dietéticas. Nos seres humanos, a taurina é tanto sintetizada endogenamente, quanto ingerida pela dieta habitual.  Se o suprimento de taurina dietética é inadequado, um mecanismo envolvendo os rins é capaz de reduzir a excreção deste aminoácido para manutenção de níveis adequados no plasma e nos tecidos. Dietas com altas quantidades em fibras solúveis, diminuem a excreção urinária de taurina, já a deficiência de vitamina B6 tem demonstrado redução na formação de taurina. Atualmente, há indícios de que a taurina participa de várias outras funções fisiológicas importantes como:



Desempenho físico:
Diminuindo os batimentos cardíacos e diminuindo a concentração de catecolaminas aumentando desta forma a resistência prolongada dos atletas.



Antioxidante:
Combatendo os radicais livres que danificam as membranas celulares alterando os processos fisiológicos e bioquímicos celulares. Em pesquisa com indivíduos que haviam ingerido bebida contendo taurina ou placebo, por meio de análise fotométrica, foi verificada uma redução significativa dos produtos de peroxidação lipídica no soro dos indivíduos que haviam ingerido bebida contendo taurina em comparação com o grupo placebo. O provável mecanismo de ação se deve ao efeito do elemento sulfatado da taurina, que captura os radicais livres, e pelo bloqueio  dos aldeídos, pelo grupo amino da taurina.

Osmorregulatório:
Exercendo importante função na hidratação, inclusive de praticantes de atividade física.

Nenhum comentário: