Blog do Prof Nescau

quinta-feira, 12 de julho de 2012

VITAMINAS ANTIOXIDANTES


Por: Nutricionista Débora Mocelin CRN 1466

Especialista em Nutrição Esportiva (UGF-RJ)
Especialista em Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional (UNICSUL)
Consultório: (41)3024-1015 – 9904-1258
E-mail: debora.mocelin@gfassessoriaesportiva.com.br

VITAMINAS ANTIOXIDANTES

 As vitaminas antioxidantes  possuem um papel muito importante no combate aos radicais livres. Entre estas podemos citar como antioxidante as vitaminas A(betacaroteno), vitamina E e Vitamina C, como também os minerais selênio, zinco, cobre, magnésio entre outras substâncias como a Coenzima Q10, ômega-3 e etc.
Os radicais livres são moléculas com alto potencial de produzir reações químicas. A produção no organismo pode seguir várias vias, a principal delas é o metabolismo oxidativo, cuja ocorrência deve-se a uma pequena porcentagem de oxigênio que não recebe o número apropriado de elétrons na cadeia respiratória.
Uma vez formados, os radicais livres interagem com outros compostos para criarem novas moléculas de radicais livres e quando presentes em excesso (acima de nossa capacidade de neutralizá-los), podem causar sérios danos aos tecidos, lesões musculares,  doenças cardíacas entre outros.

A produção está muito associada ao consumo de oxigênio, assim por exemplo, se um tipo de atividade física aumenta o consumo de oxigênio, conseqüentemente a produção de radicais livres cresce de forma significativa, aumentando em até 10 a 15 vezes. O organismo neutraliza somente 5% dos radicais livres,  por isso atletas e praticantes atividade física, devem ficar mais atentos para a ingestão de vitaminas antioxidantes, desde que dentro das estimativas de ingestão diária adequada e segura, pois o excesso também pode produzir efeito contrário ao desejado. 
Devido ao possível dano causado pelo  excesso praticado por alguns atletas, o Comitê Olímpico dos Estados Unidos publicou recentemente algumas diretrizes recomendando    que os atletas limitem a ingestão de betacaroteno a 3 - 20 miligramas, de vitamina C a 250 - 1000 miligramas e de vitamina E a 150 - 400 UI.
Por várias razões, nos últimos anos as pesquisas têm dedicado mais atenção ao efeito de vários suplementos de antioxidantes na redução da lesão muscular induzida por exercício. Teoricamente a prevenção de lesão no tecido muscular pode tornar o treinamento mais eficaz, melhorando o resultado da competição.

Outros antioxidantes:

Whey Protein: O Whey Protein (proteína do soro do leite) tem demonstrado ajudar bastante o seu corpo a produzir a glutationa(3), que é reconhecida por muitos especialistas como um poderoso antioxidante.
Chá Verde: O chá verde é rico em antioxidantes (4,5)
Ômega 3: As pesquisas indicam que o ômega 3, conhecido cientificamente como ácidos graxos poliinsaturados (AGPW-3), ou simplesmente W-3, quando incorporado à alimentação possui função antioxidante.


REFERÊNCIAS

1. BACURAU, REURY FRANK. Nutrição e Suplementação Esportiva, 2ª edição
2. WILLIAMS. MELVIN H. Nutrição para saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo,  5º ed, Manole, 2002.
3. G. BOUNOUS; GOLD. The biological activity of undenatured dietary Whey proteins: Role of glutathione” Clin. Invest. Med. 14 4(1991): 296 – 309.
4. LEENEN R.; ROODENBURG AJ; TIJBURG L.B; WISEMAN S.A. A single dose of tea with or without milk increases plasma antioxidant activity in humans. Eur J. Clin Nutr. 2000 Jan; 54 (1): 87-92.
5. MUKHTAR H, AHMAD N. Green tea in chemoprevention of cancer. Toxicol Sci. 1999 Dec; 52 (2 suppl): 111-7. 

Nenhum comentário: