Blog do Prof Nescau

sábado, 7 de julho de 2012

AMINOÁCIDOS



Por: Débora Mocelin 
Nutricionista CRN 1466
Especialista em Nutrição Esportiva (UGF-RJ)
Especialista em Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional (UNICSUL)
Consultório: (41)3024-1015 – 9904-1258
E-mail: debora.mocelin@gfassessoriaesportiva.com.br

Aminoácidos são chamados de unidades construtoras das proteínas sendo necessários para a construção e reparo de tecidos e para a formação produção de mais de 50 mil proteínas e mais de 15 mil enzimas.

Ao todo são 22 aminoácidos com as seguintes funções:

Arginina: Suplemento dietético utilizado como precursor de óxido nítrico e na participação de síntese e liberação do hormônio do crescimento. A arginina também é utilizada para o metabolismo hepático onde participa das reações de
desintoxicação e melhora do sistema imunológico.
Isoleucina: Aumenta a síntese de hemoglobina. Participa do metabolismo glicídico e ajuda a estabilizar e regular a glicemia.
Leucina: Aumenta a capacidade de recuperação muscular.
Valina: Aminoácido essencial usado como suplemento dietético e para melhorar o metabolismo muscular e o balanço nitrogenado, juntamente com a leucina e isoleucina.
Glutamina: Manutenção do sistema imunológico, regula a síntese de proteínas e volume celular; desintoxicação corporal do nitrogênio e da amônia; combate a síndrome do overtraining.
Carnitina: É um derivado de aminoácido usado como co-fator essencial para o metabolismo dos ácidos graxos (gorduras).
Hidroxiprolina: Usado como coadjuvante na terapêutica das osteoartrites. O seu uso também é indicado para promover a formação normal de tecido conjuntivo nos casos de cirurgia plástica, ferimentos e queimaduras superficiais.
Treonina: Usado para a síntese de colágeno e elastina.
Triptofano: Usado no tratamento de estresse e hiperatividade. É usado também no tratamento da depressão e de distúrbios do sono.
Ácido aspártico: É usado como suplemento dietético em casos de fadiga crônica e como hepatoprotetor. É usado na forma de aspartato de arginina.
Ácido glutâmico: Regula a atividade das células cerebrais.
Alanina: Ajuda no metabolismo energético e da glicose.
Cisteína: É usada em diversos processos de desintoxicação, eliminação de radicais livres, proteção das células hepáticas e cerebrais contra o álcool e o fumo. É usada em associação com a vitamina B6 no tratamento de alopecia.
Cistina: É utilizada em processos de cicatrização pós cirúrgica.
Fenilalanina: Usado como suplemento dietético e também para aumentar a produção de neurotransmissores no tratamento da depressão e para melhorar a memória.
Glicina: Além de ser usado como suplemento dietético é usado para o tratamento de hiperacidez gástrica.
Histidina: Usado como suplemento dietético e como coadjuvante no tratamento de alergias e da artrite reumatóide. É essencial para a fase de crescimento.
Lisina: Aumenta a imunidade em processos virais como a gripe e o herpes.
Ornitina: Juntamente com a carnitina e a arginina é usada para mobilizar as gorduras do organismo.
Serina: Estimula o sistema imunológico aumentando a produção de anticorpos. É necessária para o metabolismo das gorduras e para o crescimento muscular.
Taurina: É usada como coadjuvante no tratamento da hipercolesterolemia e de doenças cardiovasculares. Participa da síntese de ácidos biliares e ativa a formação de GABA.
Tirosina: É usado no tratamento da ansiedade, distúrbios do sono e depressão.

Nenhum comentário: