Blog do Prof Nescau

sexta-feira, 25 de maio de 2012

ÁCIDO LÁTICO – INCÔMODO AMIGO

Por William Meirelles - Professor GF CORRIDA


Quando se fala em ácido lático todo mundo já se lembra daquela dor que apareceu depois do treino, daquela sensação de cansaço no final da corrida. Saiba que ela não é tão má assim.



O ácido lático é um substrato produzido pela musculatura em todo o instante, mas sua produção é aumentada  com a intensidade da atividade física que pratica. Quanto mais ação da musculatura mais aumenta a produção de ácido lático. Apesar do incomodo a produção de ácido lático é normal do corpo humano e serve também como um aviso do corpo quando estamos exagerando na dose de exercícios.
 Com a atividade aeróbia, o oxigênio remove o ácido lático à medida que ele é secretado, mas com atividades mais intensas o organismo entra em  anaerobiose, diminui os níveis de oxigênio e o volume de ácido lático aumenta e se acumula. Essa é à hora da fadiga.



Os profissionais de Educação Física, Fisiologistas e técnico usam essa condição do corpo humano em relação treinamento como avaliação para melhora de desempenho de atletas e prevenção de supertreinamento.  Com essa avaliação dá para determinar as intensidades de treinamento para atingir os objetivos de cada atleta.



O limiar de lactato é o ponto de transição entre as predominâncias entre o metabolismo aeróbico para o anaeróbio. Resumindo: é a maior velocidade que o atleta consegue realizar a atividade física sem o acumulo de ácido lático. Essa medida está diretamente relacionada com a freqüência cardíaca.
O teste é simples, mas caro. O atleta é submetido a esforço em esteira ou pista e é coletado o sangue para determinar a curva de lactato e detectar o limiar.
Lembre-se que o ácido lático, apesar de incomodar, é bom para o corpo humano. Para livrar-se das dores, realizar recuperação ativa (caminhada leve), alongamentos e massagem depois de treinos intensos.

Nenhum comentário: