Blog do Prof Nescau

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Abdomêm forte e definido – “Todo mundo pira”


Por William Meirelles - Professor GF CORRIDA

Não somente por beleza, mas ter um abdômen definido e musculoso é fundamental para saúde.
A musculatura abdominal é fundamental para o corpo humano, principalmente para os praticantes de atividade física. Na maioria das vezes treinamos toda a planilha de corrida ou a série de musculação e não damos tanto valor a esses músculos,  portanto lembre-se que enquanto melhora o “tanquinho”está melhorando sua saúde e sua performance.



Segundo Galopin (1980) o abdômen influi em aspectos como digestão, respiração. Também estabiliza a coluna vertebral  e proporciona equilíbrio postural. São músculos da região abdominal:
 O reto do abdômen (aquele dos gominhos) – Responsável pela flexão do tronco.
Os oblíquos – Fazem a rotação do tronco
Os transversos – Pressionam os órgãos para o tórax (encolhemos a barriga). Importante na respiração.
O psoas – Flexão do quadril
Quadrado lombar – Flexão lateral do quadril.



A musculatura da região é constituída de 55 a 58 % de fibras do tipo 1, 15 a 23% de fibras do tipo 2a, e 21 a 23 % do tipo 2b permitindo a musculatura abdominal versatilidade na produção de movimentos curtos e rápidos ou movimentos prolongados do tronco (JOSEPH & KATHLEEN, 1999).
Para quem corre, nada, pedala e faz musculação é uma região importante e não pode deixar de ser treinada. Levará vantagem na eficiência mecânica, diminuindo a exigência sobre a região lombar quem tem uma barriguinha sarada. Procure um profissional em Educação física para montar um programa de treinamento adequado de abdominais.

Nenhum comentário: